contador de visitas
contador de visitas contador de visitas
Immobilien Frankfurt http://www.naosalvo.com.br

domingo, 15 de agosto de 2010




Biografia de Joquinha Gonzaga
JOÃO JANUÁRIO MACIEL, “JOQUINHA GONZAGA”, nascido em 01 de abril de 1952, no Rio de Janeiro, filho de Raimunda Januário (Dona Muniz, segunda irmã de Luiz Gonzaga) e João Francisco Maciel.



No final da década de 1940, o “Rei do Baião” LUIZ GONZAGA formou o primeiro núcleo Nordestino no Sul do país trazendo sua família composta pelo seu pai Januário, sua mãe Santana, suas irmãs Muniz, Geni, Socorro e Chiquinha Gonzaga e seus irmãos Aluízio, Zé Gonzaga e Severino Gonzaga. Se instalaram em um Sítio em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias-RJ, mais conhecido como Sítio dos Gonzagas, onde eram realizadas grandes festas como casamentos, batizados, aniversários, novenas, etc., sempre com muitos convidados, músicas, comidas típicas nordestinas e a presença de grandes artistas famosos como Maria Inês, Abdias, Trio Nordestino, Dominguinhos entre outros. Foi neste meio que nasceu e cresceu JOQUINHA GONZAGA, nome artístico dado por seu tio Gonzagão, que o presenteou com uma sanfona de oito baixos (pé de Bode) quando ele tinha apenas 12 anos.

Após dois anos, reconhecendo o talento do seu sobrinho, Gonzagão trocou os oito baixos por um Acordeon. JOQUINHA começou sua escola tocando em festas e forrós no Rio de Janeiro e, posteriormente, viajando por todo o Nordeste acompanhando o REI DO BAIÃO como músico (sanfoneiro).

Em 1986 JOQUINHA GONZAGA gravou o seu primeiro disco pela gravadora TOP TAPE, intitulado FORRÓ CHEIRO E CHAMEGO. Em seguida, a convite de seu tio GONZAGÃO, viajou numa turnê à EUROPA-FRANÇA e participou de muitos outros shows já como artista convidado do Rei. A sua maior alegria foi receber o seu primeiro Diploma, quando o REI declarou em público, registrando oficialmente, que JOQUINHA seria o seguidor cultural da Família Gonzaga.

Em 1988 JOQUINHA foi convidado a participar de uma faixa (Dá licença pra mais um) no disco “Aí Tem...” de Luiz Gonzaga, música cuja letra realmente registra o fato:


SE É DE PAI PRA FILHO, DE FILHO PARA PAI
DE SOBRINHO PRA TIO ALGUMA COISA SAI
ENTÃO VOU POR AÍ, POR ESSE MUNDO VOU
USANDO ESSA HERANÇA DO MEU TIO E DO VOVÔ...

Em 1989 Joquinha Gonzaga grava seu segundo disco pela Copacabana interpretando músicas do seu Tio Luiz Gonzaga. Foi quando o cantor despertou, assegurando o seu espaço artístico no meio do público do Rei, principalmente no Nordeste e, ainda mais, no sertão Pernambucano.

Em 1990 grava o LP “É SÓ REMEXER”, ainda na Copacabana. Em virtude da perda irreparável do seu tio, o Rei do Baião, em agosto de 1989, e, posteriormente, o súbito acidente que vitimou o seu primo Gonzaguinha que, na época, organizava o Museu do Gonzagão, no Parque Aza Branza em Exu-PE, e o acervo do “REI”, Joquinha Gonzaga, que era o “braço direito” da família, junto ao seu irmão piloto, se transferiram, de vez, da cidade do Rio de Janeiro para Exu com a finalidade de cuidar dos interesses do seu tio e seu primo “Gonzagão e Gonzaguinha”, havendo, portanto, um bloqueio temporário, a nível nacional, de sua carreira artística.








Joquinha Gonzaga na cidade de Exu e Região:




De 1990 a 1993 se dedicou aos shows regionais procurando manter as tradições do seu tio Gonzagão, participando ativamente de grandes eventos como a “MISSA DO VAQUEIRO”, em Serrita, e ajudando e coordenando a grande festa de 13 de dezembro, aniversário do Rei do Baião, evento tradicional no Parque AZA BRANCA, comemorado desde o Gonzagão em vida, no qual, todos os anos, apresentam-se grandes artistas de expressão no cenário nacional como Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Tânia Alves, Dominguinhos, Alcimar Monteiro, Maria Inês, Marinalda, Valdones, Zé Gonzaga, Chiquinha Gonzaga e Artistas da Região.

Ainda em 1993, Joquinha Gonzaga grava o seu quarto LP, pela SOMARJ, com o título de “SOMBRINHO DE GONZAGÃO E NETO DE JANUÁRIO”, sendo esse trabalho ainda executado a nível regional, porém bem sucedido, intensificando seus shows e se tornando cada vez mais conhecido nos estados do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia, principalmente nos festejos juninos, que também eram o forte de seu Tio Gonzagão.

No início de 1996, Joquinha Gonzaga recebe um convite-proposta de um grande forrozeiro, amigo e afilhado do Rei do Baião, ALCIMAR MONTEIRO, que, como prova de amizade que tinha pelo Rei, cria o selo INGAZEIRA e lança mais um LP e CD com o sobrinho do Gonzagão, numa superprodução com título “RAIZ E TRADIÇÃO, trazendo algumas participações como o próprio ALCIMAR MONTEIRO, JOÃOZINHO DO EXU e MAÍDA (cantora pernambucana).

Em 1997, Joquinha Gonzaga lança seu sexto trabalho com a mesma produção anterior, ou seja, selo “INGAZEIRA DISCO”, com a produção de Alcimar Monteiro, intitulado “CARA E CORAÇÃO”, com músicas de compositores autênticos como João Silva, Dijesus, Alberto e do próprio Joquinha Gonzaga, dando continuidade a cultura e a música de seu Tio Gonzagão.

Nesse mesmo ano, Joquinha Gonzaga participou cantando a música TACACÁ, do álbum duplo que Dominguinhos fez com 22 artistas da MPB, onde cada um deles canta uma faixa com Dominguinhos com músicas só de Luiz Gonzaga e entre eles participou FAGNER, GILBERTO GIL, ELBA RAMALHO, CHICO BUARQUE, DANIEL GONZAGA (primo de Joquinha) e outros.

Em 1998 Joquinha Gonzaga participou da homenagem “TRIBUTO A LUIZ GONZAGA” em Nova York, no LINCON CENTER FESTIVAL, junto com Oswaldinho do Acordeon e Daniel Gonzaga, onde teve um público de 10 mil pessoas.

Em 2000 Joquinha Gonzaga grava seu sétimo CD com uma produção independente intitulado de “MALA E CUIA” com a participação especial de Daniel Gonzaga na faixa “Espelhos das Águas do Itamaragy” , autoria de Gonzaguinha e Joquinha Gonzaga, onde Daniel interpreta muito bem e lembra a voz do seu pai Gonzaguinha. Tem a participação de João Cláudio imitando muito bem a voz do Gonzagão.

Em 2004 grava seu oitavo CD com a produção independente, intitulado “SANFONEIRO DA SERRA DO ARARIPE”, em uma apresentação de seu Tio Gonzagão, em 1988, na Missa do Vaqueiro, em Serrita, Pernambuco, ele aproveitou e colocou na primeira faixa uma gravação em que ele apresentou Joquinha Gonzaga como herdeiro cultural da família, não pra ser Rei do Baião, mas pra ser um Seguidor do Baião.

Em 2006 grava seu nono CD intitulado “CANTOS E CAUSOS DE GONZAGÃO”, em que Joquinha Gonzaga fala de três causos que presenciou nas viagens em que fez com seu Tio Lula, canta quatro músicas conhecidas de Gonzagão, músicas de sua autoria e de compositores conhecidos nacional e regionais.

Essa é a história de Joquinha Gonzaga, sempre defendendo a verdadeira música Nordestina e a cultura do seu Tio Gonzagão tocando sanfona e decantando as coisas do Sertão.


Discografia
Discos de Carreira



01

Forró, Cheiro e Chamego

Ano: 1986

Gravadora: Top Tape








02

Joquinha Gonzaga

Ano: 1989

Gravadora: Copacabana








03

É Só Se Remexer

Ano: 1990

Gravadora: Copacabana








04

Sobrinho de Gonzagão, Neto de Januário

Ano: 1993

Gravadora: SOMARJ








05

Raiz e Tradição

Ano: 1996

Gravadora: Ingazeira








06

Cara e Coração

Ano: 1997

Gravadora: Ingazeira








07

De Mala e Cuia

Ano: 2000

Produção Independente








08

Sanfoneiro da Serra do Araripe

Ano: 2004

Produção Independente








09

Cantos e Causos do Gonzagão

Ano: 2006

Produção Independente









Participações

01

Gonzagão - Aí Tem

Ano: 1989

Gravadora: Copacabana

Participação na música Dá Licença Pra Mais Um






02

Dominguinhos & Convidados Cantam Luiz Gonzaga

Ano: 1997

Gravadora: Universal

Participação na música Tacacá






03

Flávio Baião - Na Varanda do Rei

Ano: 2003

Produção Independente

Participação na música São João Tradição






04

Xico Bizerra - Forroboxote 04

Ano: 2005

Produção Independente

Participação na música Toró de Alegria






05

Xico Bizerra - Forroboxote 06

Ano: 2007

Produção Independente

Participação na música Jorge da Lua






06

Chiquinha Gonzaga - Oito & Oitenta

Ano: 2006

Produção Independente

Participação na música Sabino






07

Targino Gondim - Achando Bom!!!

Ano: 2007

Produção Independente

Participação na música Começo de Namoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário